segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Quero fazer intercâmbio, e agora?

Com um mês faltando para o começo do meu intercâmbio, eu já tenho praticamente tudo resolvido. Toda a documentação e burocracia prontinha pra viajar. E como sei que tudo isso é um completo borrão pra muita gente (era pra mim), resolvi fazer esse post pra esclarecer dúvidas e montar meio que um passo-a-passo.

Algumas perguntas frequentes (vou responder de acordo com as normas da CI que é a agência que eu escolhi):

- Que idade preciso ter?
Entre 15 e 18 anos, mas alguns programas abrem exceções.

- Em que ano escolar preciso estar?
Ensino Médio, mas quem já terminou também pode ser aceito, tendo que pagar taxas adicionais em alguns casos.

- Preciso ser fluente no idioma?
Depende bastante do tipo do programa. Mas o básico é sempre importante. Eles sempre dizem "saber expressar de alguma forma o que esta sentindo e precisando".

- Vou perder um ano na escola?
Depende. Se você sai daqui na metade do segundo ano, por exemplo, existem duas opções: perder um ano e quando voltar fazer o segundo ano de novo, ou validar o ano que fez lá e quando voltar já ir para o terceiro.

- Quanto custa?
Depende do programa. Existem alguns que duram menos e são mais baratos e outros que duram mais e são mais caros. Procure se informar com a agência.
Passo-a-passo resumido:

01- Pedindo aos pais
A primeira coisa a fazer é apresentar a ideia a seus pais. Se você tiver sorte eles vão amar a ideia e aceitar de primeira (como foi o meu caso). Mas pode acontecer de eles dificultarem.
Você precisa conversar bastante, tentar entender os motivos deles. Se o problema for o medo ou a insegurança em te deixar viver longe por tanto tempo, é só continuar insistindo, pedir ajuda pra quem já fez e sabe mais sobre isso, e quem sabe até mostrar um daqueles blogs do post passado, ir acostumando eles com a ideia e os deixando mais seguros. Se o problema for o dinheiro, combine com eles de ir à algumas agências e dar uma olhada nos preços, negociar e ver se não conseguem dar um jeito pra conseguir pagar.

02- A agência
É muito importante escolher uma boa agência, e é essencial ouvir a opinião de quem já foi por ela. Se ouvir com frequência pontos negativos, não dá pra arriscar, o melhor é procurar mais.
Eu estou indo pela CI, pois eles têm lojas por todo o Brasil (são uma empresa grande) e só ouvi elogios ao trabalho deles. No início a ideia era ir por outra, mas logo no primeiro dia o homem que apresentou os preços deixou meus pais desconfiados já que mudava o tempo todo seu discurso, e como se não bastasse ouvi histórias de intercambistas que foram e passaram aperto. Então procuramos outra agência.

03- O tipo do intercâmbio
Na agência você vai ser apresentado à vários tipos de intercâmbios, com durações, programações, preços e destinos diferentes. Vários países, de um mês a um ano, de high school a curso de línguas: existem várias opções. É só se informar bastante até decidir junto aos pais o que se encaixa melhor com o que você quer.

04- Escolhendo o país
A maioria dos brasileiros escolhe ir pros Estados Unidos, mas dá pra ir pra diversos outros. Acho que pros EUA é mais barato. Mas varia muito, pra saber direitinho, o melhor é conversar com a agência.
Para escolher leve em conta a cultura, o clima, a língua, e é claro: os preços.

Dependendo do país que você escolher, você poderá ou não escolher o estado e a cidade em que quer ficar. Para o Canadá eu pude escolher (escolhi Nanaimo em Vancouver Island), mas para os EUA acho que você não pode. Informem-se mais sobre isso. (:

05- Aonde ficar
Dependendo do tipo de programa e do país você pode escolher entre ficar com uma família (host family), ficar em um dormitório, e se você já for de maior idade alugar um apartamento junto a um grupo. Só sei como funciona a primeira opção pois é a que eu escolhi...
06- Depois de escolher
Quando finalmente escolher a agência, o país, a duração e tudo mais, é hora de burocracia. Você vai receber diversos documentos para preencher e assinar, e será solicitado de vários outros. Recomendo que vocês deixem isso para o pais (eu deixei) pra evitar qualquer transtorno. Eles vão decidir a forma de pagamento, resolver assuntos como cartão e seguro de saúde, resolver o visto, e etc.

Existem documentos que você vai precisar preencher, como o Application. Nele você vai literalmente se descrever e descrever sua vida: hábitos, costumes, hobbies, e tudo que se imagina.  É bem legal, embora um pouco cansativo já que são várias páginas. Você também vai ter que escolher algumas fotos suas com amigos/família e escrever uma carta (Student letter) falando sobre seu dia-a-dia, e seus pais outra falando sobre você. É a partir dessas coisas que uma família vai te escolher. Mas não se preocupe, tudo isso vai ser encaminhado com bem mais detalhes pela agência, e qualquer dúvida é só perguntar pra eles.

Além disso, pela CI eu precisei fazer um teste (beeem fácil) de inglês, porque pelo menos por lá é obrigatório um certo nível (não há com o que se preocupar, é pouca coisa).

07- Preparação
Depois de resolver tudo que a agência pedir, comecei a ter reuniões todo mês com intercambistas que vão e que já voltaram. Eles contam as experiencias, dão dicas, e animam todo mundo. É bem divertido!

08- Host family

Muita gente tem medo de viver tanto tempo com uma família de estranhos, mas se você se informa mais sobre isso vê que não tem nada de mais. Claro, é difícil, exige flexibilidaderespeitoboa vontadeorganização e responsabilidade. Mas ao mesmo tempo é uma ótima experiencia. Você vai aprender sobre uma cultura diferente, conviver todos os dias com o inglês dentro de casa, ter alguém pra te ajudar e dar certa segurança. Além do mais, todas as famílias são acompanhadas e nada de absurdo é permitido, se não ela é excluída do programa.

Depois de enviar a documentação e tudo mais (item 07), as famílias do país vão escolher um intercambista que mais se encaixe em seus costumes, hábitos e expectativas. Por isso é quase que garantido que você vai ficar com pessoas que vão se dar bem com você.
Caso haja qualquer problema com a família, você é aconselhado a tentar resolver conversando na boa ou  se adaptar à algumas situações. Se o problema for mais sério e não der pra conviver, você pode sim trocar de família. Então não há com que se preocupar.

09- Equipe no seu país de destino
No país onde você vai ficar você vai ter um coordenador que vai SEMPRE estar disposto a te ajudar. Ele ou ela devem ser seus amigos, vão dar conselhos, ouvir desabafos, e até tentar ajudar a resolver algum problema.

10- Colégio
Se você for fazer o Intercâmbio High School você vai estudar em colégios normais com estudantes normais. Se estiver tendo muita dificuldade você será indicado a fazer aulas extras de inglês. E é importante se dedicar já que suas notas precisam ser boas.
Se no país que escolheu você puder escolher a cidade, você pode também escolher a escola. Você escolhe 3 opções de colégios que aceitam intercambistas, manda o pedido (pela agência) e eles precisam aceitar. Foi assim comigo. rs

Tudo que eu escrevi é referente ao procedimento da CI, nas outras agências pode variar. O importante mesmo é conversar bastante com os pais, se informar muito bem com os agentes e se organizar com tudo. 


Espero ter ajudado. Se tiver qualquer dúvida é só me perguntar nos comentários. (:
Bj <3

Um comentário:

  1. Ótimas dicas, adorei e me ajudou bastante!!!
    Beijos, estou torcendo para que seu intercâmbio seja o melhor possível!!

    ResponderExcluir