terça-feira, 18 de setembro de 2012

Ice Skating e amizades

Sábado fui esquiar no gelo pela primeira vez com meus amigos. Foi suuuper divertido! Antes de tudo encontrei uma amiga numa praia chamada Pipers Beach.
De lá pegamos o ônibus pra um shopping minusculo chamado Country Club, e lá íamos pegar uma "conexão" pra pista de gelo. O problema foi que o nosso ônibus atrasou, e o próximo foi embora sem a gente, se ele tivesse esperado mais meio minuto tínhamos entrado. Enfim... Ficamos lá esperando por uma hora até o próximo ônibus, tomamos sorvete, andamos no shopping, e finalmente chegou a hora. Achamos que estávamos atrasados, mas deu pra patinar bastante antes de fechar. 
Quando entrei na pista pareceu fácil, mas quando fui tentar me mover vi que não era tão simples, desequilibra pra caramba! Cai uma vez um tombo bonito, mas depois peguei o jeito. É super parecido com andar de patins. Pra mim que já sei desde pequena foi fácil pegar o jeito de andar no gelo. Chegou uma hora que eu estava até correndo.
Conheci bastante gente legal lá, mas todos brasileiros.

Falando nisso uma das minhas maiores frustrações aqui no Canadá está sendo andar com brasileiros. Eu vim com aquela ideia de que canadenses adoravam intercambistas, rapidinho viravam amigos, e viviam felizes para sempre. Mas não, não é tão simples. Os canadenses são fechados pra caramba. Se você não começar a conversa, vocês passam o ano todo sem se conhecer.
E quanto aos outros intercambistas de outros países, depende do lugar pra onde você vai. Quanto maior a cidade, mais intercambistas têm, e maiores são as chances de encontrar alguém do seu país. Nanaimo, embora seja uma cidade pequena, não é exageradamente pequena. Então tem MUITO estudante internacional. Ai todo mundo acha alguém que seja do mesmo país, ou que pelo menos fale a mesma primeira língua. Enfim, não é fácil. Se você quiser fazer amigos com quem você fale inglês você precisa se esforçar.
No começo achava que ia ser fácil, acho que relaxei por causa disso. Logo nos primeiros dias percebi o que eu estava fazendo: só brasileiros. Tentei entrosar com algumas pessoas, mas foi difícil, uns eram fechados demais e me cortavam, outros não falavam nada de inglês e outros simplesmente esqueciam que me conheciam. Mas continuei tentando, e depois de 18 dias aqui consegui um amigo canadense. Vocês não tem ideia da minha alegria por causa disso, mas enfim. haha
Também estou conversando mais com outros intercambistas. Conheço 3 garotas da Alemanha, com uma delas é bem fácil de conversar porque ela é muito gente boa, as outras são mais conhecidas e ficam mais com os outros alemães. Conheço um mexicano que já conhece o colégio inteiro, também é bem legal, e uma mexicana. Uma garota de um país da Europa que eu não lembro o nome hahahahha Alguns canadenses que são só conhecidos, dois canadenses que só conversam comigo na aula de First Nations, e um que já é mais amigo mesmo. E outros que não lembro agora.

Eu escrevi muito já, preciso dormir porque to exausta. Mas pra concluir: o que devo fazer pra conseguir amigos num país diferente? 
Não vou dizer que é simples, mas não é impossível. Um ótimo jeito é tentar conhecer pessoas em suas aulas. Cara de pau mesmo: Oi, eu sou fulana do Brasil. Em que aulas você esta? O que fez no fim de semana? etc etc
Além disso, participar de atividades fora de aula. Fazer esportes, entrar pra clubes, se voluntariar, entre varias outras coisas. Eu já entrei para o time de Field Hockey e lá já conheci bastante gente. Amanha vou numa reunião pra quem quer trabalhar na biblioteca do colégio como voluntário. 
Uma dica boa também, embora difícil, é tentar fazer todas essas coisas sozinha/o, sem brasileiros. Se você for com eles vai ficar com eles e não vai conhecer gente nova, e o objetivo de tudo isso é conhecer gente nova, certo?

Bom, amanha vou num evento chamado "Glow in the dark". Você esquia no gelo só com luzes de neon. Vai ser muuuito legal! E ah, meu amigo canadense vai comigo IRRU!

Beijos
@cafe_porfavor
depois-da-primavera.blogspot.com

Um comentário:

  1. Adorei essa ideia do Glow in the dark, perfeição pura isso. Ain Carol, sei que não é fácil, e ficar com os brasileiros pode parecer a última saída, mas tenho certeza que de hoje por diante voce vai ter muiitas amizades gringas, e não liga pros canadenses não, eles são fechados mesmo rs


    Con amore, Donna Yellow ♥

    maybe yellow store


    ResponderExcluir